Notícias
Card image cap

20 setembro 2020

Atendendo ao agravamento da situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa, a DGAV solicita aos produtores, comerciantes, industriais, transportadores, caçadores, médicos veterinários e quem lida com efetivos de suínos e populações de javalis para que reforcem as medidas preventivas. Consulte a nota informativa da DGAV sobre o Plano de Ação para a Prevenção da Peste Suína Africana 2019-2021. Casos de infeção por PSA notificados na Europa atingem os 8380 em javalis e 789 em suínos domésticos. Veja o mapa abaixo.

Card image cap

20 setembro 2020

No próximo dia 25 de Setembro de 2020, pelas 15h30, será realizado o XV Concurso Morfológico Geral da Raça Charolesa organizado pela Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Charolesa, com a colaboração da APORMOR, no Parque de Leilões da APORMOR. O Leilão de Machos Reprodutores da Raça Charolesa será realizado no dia seguinte ao Concurso, dia 26 de Setembro de 2020, pelas 11h00. Contamos com a sua presença!

Card image cap

03 agosto 2020

A APORMOR associa-se a todas as organizações que já manifestaram o repúdio pela intenção do Governo de criar uma Direção-Geral dependente do Ministério do Ambiente para o bem-estar dos animais de companhia, satisfazendo, parcialmente, uma exigência de um dos seus apoiantes, o PAN. Dizemos parcialmente, porque este partido político exige que também os animais de produção sejam abrangidos. O Mundo Rural mobilizou-se, quase em uníssono, contra esta intenção de tirar aos técnicos da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) a gestão do bem-estar animal e entregá-la aos políticos, neste caso e neste contexto a pessoas que, dizendo-se defensores dos animais e da natureza, são as que mais atentam contra as leis naturais que têm garantido, ao longo dos séculos, a coexistência entre as espécies animais, incluindo a humana. E esta vida em comum na natureza tem tido, nas últimas décadas, o apoio indispensável da DGAV e das Direções-Gerais que a antecederam, não só na sanidade animal, mas também na aplicação de regras de bem-estar animal, que todos os produtores pecuários compreendem e acatam.

Card image cap

26 maio 2020

Portugal adotou a identificação eletrónica em bovinos como facultativa, cabendo genericamente aos produtores a opção de terem ou não os seus animais identificados eletronicamente e de, entre os identificadores eletrónicos previstos no regulamento, optar pelo bolo reticular ou pelo brinco eletrónico

Card image cap

08 abril 2020

A DGAV emitiu a Orientação técnica n.º 2/DGAV/2020/COVID-19 relativa a Medidas de higiene especiais a observar nos trabalhos agrícolas para reduzir o risco de contágio com COVID-19). Regras gerais para os gestores das explorações agrícolas e regras gerais para os trabalhadores agrícolas.

Card image cap

07 abril 2020

A DGAV emite a Orientação Técnica n.º 1/DGAV/COVID-19 sobre as Medidas excecionais a atender em mercados de gado vivo incluindo leilões, nomeadamente quanto às regras gerais de segurança e higiene capazes de salvaguardar a saúde de cada frequentador dos mercados, tendo em conta as Medidas de contingência e as disposições legais atualmente em vigor. Refere ainda as Medidas a adotar relativas: 1) à entrada dos animais no mercado ou leilão; 2) à permanência no evento; 3) à saída dos animais, bem como no que respeita à classificação sanitária e à Certificação Oficial para trocas intracomunitárias.

Card image cap

13 março 2020

Caros Amigos, Apesar das limitações atuais, a nossa vida não pode parar e vamos manter a realização dos leilões a não ser que sejamos impedidos. Mas teremos que tomar algumas medidas que minorem os riscos de contágio do covid19. Assim: 1- Pedimos aos não compradores que aguardem no exterior o evoluir do leilão; 2- Pedimos aos compradores que se dispersem no anfiteatro de modo a, pelo menos, ficarem com uma cadeira de intervalo; 3- Para proteção dos funcionários da Apormor, durante algum tempo será condicionado o acesso ao nosso escritório. Pedimos desculpa pelo incómodo mas teremos que cumprir com as regras mínimas de segurança, sem esquecer que a nossa atividade não pode parar, sob pena de pormos em risco toda a cadeia alimentar. A Direção da APORMOR

Card image cap

19 setembro 2019

A Apormor, enquanto associação do mundo rural, onde a preservação dos ecossistemas é preocupação dominante, não pode deixar de manifestar a sua profunda indignação pela tomada de decisão do reitor da Universidade de Coimbra ao abolir o consumo da carne de bovino das suas 14 cantinas. Numa casa onde a Ciência devia prevalecer, tomam-se decisões ao sabor de modas vindas da confusão de ideias urbanas, por vezes oriundas de seitas conhecidas em outras partes do mundo, sem qualquer sustentação científica.

Card image cap

21 agosto 2019

O Toiro Bravo vai estar presente pela primeira vez na FEIRA DA LUZ-EXPOMOR, que decorre em Montemor-o-Novo de 28 de Agosto a 2 de Setembro. “Montemor – Identidade, Economia, Valores e Tradições – O Toiro Bravo” é tema do colóquio do dia 31 de Agosto, às 15h, no auditório da APORMOR. Entre outras grandes figuras do meio taurino será cabeça de cartaz o ganadeiro alentejano Dr. Joaquim Grave que dirige a afamada Ganadaria Murteira Grave, de tão grandes tradições e que neste momento ocupa um dos lugares mais altos no panorama taurino mundial. Na segunda parte da sessão será prestada uma homenagem ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo pela passagem dos seus 80 anos de existência.