FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Quem Somos > A Região

back  Enviar E-mail  Imprimir
 

Montemor-o-Novo é uma cidade portuguesa, no Distrito de Évora, região do Alentejo e subregião do Alentejo Central. É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1232,10 km² de área e está subdividido em 10 freguesias. Cabrela, Ciborro, Cortiçadas, Foros de Vale Figueira, Lavre, Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo, Santiago do Escoural, São Cristovão e Silveiras.  A cidade situa-se nas freguesias de Nossa Senhora da Vila e de Nossa Senhora do Bispo. Por sua vez, as restantes freguesias são formadas pelas aldeias que lhes deram o nome e outros pequenos povoamentos.

Clima

A região por onde se estende o concelho é caracterizada por um clima marcadamente mediterrânico. O Verão é quente e seco, por vezes com temperaturas superiores a 40ºC. Enquanto que no Inverno a temperatura pode descer abaixo dos 0ºC . A temperatura média anual é de 15,4ºC, registando-se a média máxima em Julho - 32º C - e a média mínima em Janeiro - 3,1º C.

Relevo

O concelho tem uma altitude média de 291 m acima do nível do mar. A cidade de Montemor-o-Novo foi edificada entre três montes: (o maior) o do Castelo de Montemor-o-Novo, o da igreja da Nossa Senhora da Visitação e o da igreja da Nossa Senhora da Conceição.

 

Economia

Na economia a produção de carne é o seu principal factor sendo o concelho do país que mais carne produz.

A região de Montemor-o-Novo é por excelência uma das regiões do país com maiores potencialidades para a produção pecuária. A sua aptidão forrageira, os montados de azinho e sobro, as pastagens do sob-coberto, os seus efectivos, a formação técnica dos seus agricultores, a tradição e mesmo a sua localização, são alguns dos factores responsáveis pela reputação da nossa região na área da produção animal.

Gastronomia

Gatronomia regional alentejana, gastronomia de caça, empadas, enchidos, mel, queijadas, doçaria conventual, pão, vinho e os tradicionais licores de poejo e granito; Vitela Tradicional de Montado e Borrego de Montemor - Carne de qualidade controlada e garantida, resultante de animais criados em montado alentejano de sobro e azinho.