02
Jan.

ViteloMAX – a nova marca que garante a qualidade sanitária dos seus vitelos

Image

Nesta quadra festiva brindamos os nossos associados e parceiros com uma boa nova que tem por objetivo ajudar a valorizar a produção de bovinos, com mais-valias para criadores, compradores e, em última análise, para o consumidor final.

A APORMOR acaba de criar a marca “ViteloMAX”, que garante o cumprimento de um protocolo sanitário à altura dos requisitos de qualidade dos mercados mais exigentes no que respeita a bovinos de carne.

A marca “ViteloMAX” surge de um protocolo estabelecido entre a APORMOR, o laboratório MSD e o programa Bovicare para a criação de um caderno de encargos que atesta a isenção dos vitelos de Rinotraqueíte Infeciosa Bovina (IBR) através de uma análise sanguínea, assim como a vacinação contra esta doença e contra os principais agentes infeciosos responsáveis por patologia respiratória em bovinos (BRSV, PI-3 e Pasteurela). O programa vacinal deve estar completo, pelo menos, 15 dias antes do leilão e é também com esta antecedência que se realiza a análise para IBR.

A IBR é uma doença respiratória altamente contagiosa, infeciosa que é causada por um herpesvírus bovino-1 (BHV-1). Afeta bovinos jovens e mais velhos. O controlo da doença é baseado no uso de vacinas.

Nesta fase inicial, foram selecionadas 13 explorações que, quer pelo controlo do IBR que já têm em prática, quer pela quantidade de animais comercializados no leilão da APORMOR, possam garantir um número suficiente de animais classificáveis como ViteloMAX, nos primeiros leilões em que se inicia este programa.
O nosso objetivo é que este produto seja valorizado pelos compradores, levando consequentemente à participação de um número alargado de produtores.

Vantagens para criadores e compradores
A isenção de IBR é uma exigência em países como Marrocos e a Argélia, pelo que a marca “ViteloMAX” representará uma vantagem competitiva no acesso a estes mercados, mas também constitui um trunfo comercial em todos os mercados onde a qualidade dos animais é um requisito. Espanha iniciará em 2019 um programa oficial de controlo de IBR, prevendo-se que no futuro poderão ser colocados entraves à entrada de animais positivos a IBR.

Os criadores beneficiam de mais uma garantia sanitária dos seus animais e os compradores veem facilitado o acesso a mercados atrativos e remuneradores, tendo também a garantia de que vitelos saudáveis são mais produtivos no processo de engorda e acabamento.

Os vitelos certificados com a marca “ViteloMAX” serão apresentados em lotes específicos, diferenciados dos demais, no 1º leilão de cada mês na APORMOR. Os primeiros leilões decorrerão a 5 Fevereiro, 5 Março e 2 de Abril de 2019.

Com esta iniciativa pretendemos dar mais um passo na valorização da produção de bovinos de carne no concelho de Montemor-o-Novo e no Alentejo e contribuir para a consolidação da imagem de Portugal como produtor de carne com qualidade e segurança alimentar.

Para mais informações contacte a equipa técnica da APORMOR.

Boas Festas!

Joaquim Capoulas, presidente da Direção da APORMOR

Share this post