Produção Agrícola Sustentável

6289 - Modo de produção integrado (50 horas)
6290 - Modo de produção biológico (50 horas)

INTRODUÇÃO

O PDR 2020 na área 3: Ambiente, eficiência no uso dos recursos e clima, tem integrado a medida n.º 7 “ Agricultura e Recursos Naturais “. Nesta estão incluídas a ação nº 7.1 Agricultura biológica e a ação 7.2 Produção integrada. Os beneficiários com quaisquer destes compromissos, têm de concluir, no prazo de um ano uma ação de formação específica nestas áreas, segundo a Portaria n.º 25/2015 de 9 de fevereiro.

DESTINATÁRIOS

Operadores agricultores associados da APORMOR. Ser Agricultor/Empresário agrícola/Trabalhador rural/Jovem agricultor/ou outro que pretenda exercer a atividade agrícola.

CONDIÇÕES DE ACESSO

Maiores de 18 anos. Escolaridade mínima obrigatória em função do ano de nascimento. Excecionalmente podem ser aceites formandos que não possuam a habilitação literária referida. Sempre que se trate de ações de formação dirigidas exclusivamente a formandos sem a escolaridade mínima obrigatória e estas sejam organizadas e utilizem uma metodologia de formação de acordo com as características específicas do grupo-alvo. Nesta situação os formandos devem comprovar estar inscritos em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências escolares.

OBJETIVO GERAL

No caso do módulo de produção integrado: Identificar os objetivos e princípios da Proteção Integrada (PI) e do modo de Produção Integrado (MPI) - componente vegetal e animal. Conhecer a legislação específica de enquadramento e regulamentação da PI e do MPI. Identificar as normas de utilização sustentável de produtos fitofarmacêuticos (PF). Reconhecer as componentes de PI. Reconhecer as técnicas de MPI e as operações de produção para componente vegetal e animal. Interpretar os registos de um caderno de campo com vista à tomada de decisão.
No caso do módulo de produção biológico: Identificar os princípios do modo de produção biológico (MPB). Reconhecer as técnicas aplicadas no MPB. Executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, proteção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do Modo de Produção Biológico do MPB. Executar as operações de maneio alimentar, sanidade, bem-estar animal e de produção, segundo os princípios do Modo de Produção Biológico. Reconhecer as normas de controlo e de certificação.

DURAÇÃO TOTAL: 50 horas cada módulo.

HORÁRIO: pós-laboral.

PREÇO: Gratuito.

Image