Atendendo ao agravamento da situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa, a DGAV solicita aos produtores, comerciantes, industriais, transportadores, caçadores, médicos veterinários e quem lida com efetivos de suínos e populações de javalis para que reforcem as medidas preventivas. Consulte a nota informativa da DGAV sobre o Plano de Ação para a Prevenção da Peste Suína Africana 2019-2021. Casos de infeção por PSA notificados na Europa atingem os 8380 em javalis e 789 em suínos domésticos. Veja o mapa abaixo.
No próximo dia 25 de Setembro de 2020, pelas 15h30, será realizado o XV Concurso Morfológico Geral da Raça Charolesa organizado pela Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Charolesa, com a colaboração da APORMOR, no Parque de Leilões da APORMOR. O Leilão de Machos Reprodutores da Raça Charolesa será realizado no dia seguinte ao Concurso, dia 26 de Setembro de 2020, pelas 11h00. Contamos com a sua presença!
A APORMOR associa-se a todas as organizações que já manifestaram o repúdio pela intenção do Governo de criar uma Direção-Geral dependente do Ministério do Ambiente para o bem-estar dos animais de companhia, satisfazendo, parcialmente, uma exigência de um dos seus apoiantes, o PAN. Dizemos parcialmente, porque este partido político exige que também os animais de produção sejam abrangidos. O Mundo Rural mobilizou-se, quase em uníssono, contra esta intenção de tirar aos técnicos da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) a gestão do bem-estar animal e entregá-la aos políticos, neste caso e neste contexto a pessoas que, dizendo-se defensores dos animais e da natureza, são as que mais atentam contra as leis naturais que têm garantido, ao longo dos séculos, a coexistência entre as espécies animais, incluindo a humana. E esta vida em comum na natureza tem tido, nas últimas décadas, o apoio indispensável da DGAV e das Direções-Gerais que a antecederam, não só na sanidade animal, mas também na aplicação de regras de bem-estar animal, que todos os produtores pecuários compreendem e acatam.
Portugal adotou a identificação eletrónica em bovinos como facultativa, cabendo genericamente aos produtores a opção de terem ou não os seus animais identificados eletronicamente e de, entre os identificadores eletrónicos previstos no regulamento, optar pelo bolo reticular ou pelo brinco eletrónico
A DGAV emitiu a Orientação técnica n.º 2/DGAV/2020/COVID-19 relativa a Medidas de higiene especiais a observar nos trabalhos agrícolas para reduzir o risco de contágio com COVID-19). Regras gerais para os gestores das explorações agrícolas e regras gerais para os trabalhadores agrícolas.
A DGAV emite a Orientação Técnica n.º 1/DGAV/COVID-19 sobre as Medidas excecionais a atender em mercados de gado vivo incluindo leilões, nomeadamente quanto às regras gerais de segurança e higiene capazes de salvaguardar a saúde de cada frequentador dos mercados, tendo em conta as Medidas de contingência e as disposições legais atualmente em vigor. Refere ainda as Medidas a adotar relativas: 1) à entrada dos animais no mercado ou leilão; 2) à permanência no evento; 3) à saída dos animais, bem como no que respeita à classificação sanitária e à Certificação Oficial para trocas intracomunitárias.
Caros Amigos, Apesar das limitações atuais, a nossa vida não pode parar e vamos manter a realização dos leilões a não ser que sejamos impedidos. Mas teremos que tomar algumas medidas que minorem os riscos de contágio do covid19. Assim: 1- Pedimos aos não compradores que aguardem no exterior o evoluir do leilão; 2- Pedimos aos compradores que se dispersem no anfiteatro de modo a, pelo menos, ficarem com uma cadeira de intervalo; 3- Para proteção dos funcionários da Apormor, durante algum tempo será condicionado o acesso ao nosso escritório. Pedimos desculpa pelo incómodo mas teremos que cumprir com as regras mínimas de segurança, sem esquecer que a nossa atividade não pode parar, sob pena de pormos em risco toda a cadeia alimentar. A Direção da APORMOR
A Apormor, enquanto associação do mundo rural, onde a preservação dos ecossistemas é preocupação dominante, não pode deixar de manifestar a sua profunda indignação pela tomada de decisão do reitor da Universidade de Coimbra ao abolir o consumo da carne de bovino das suas 14 cantinas. Numa casa onde a Ciência devia prevalecer, tomam-se decisões ao sabor de modas vindas da confusão de ideias urbanas, por vezes oriundas de seitas conhecidas em outras partes do mundo, sem qualquer sustentação científica.
O Toiro Bravo vai estar presente pela primeira vez na FEIRA DA LUZ-EXPOMOR, que decorre em Montemor-o-Novo de 28 de Agosto a 2 de Setembro. “Montemor – Identidade, Economia, Valores e Tradições – O Toiro Bravo” é tema do colóquio do dia 31 de Agosto, às 15h, no auditório da APORMOR. Entre outras grandes figuras do meio taurino será cabeça de cartaz o ganadeiro alentejano Dr. Joaquim Grave que dirige a afamada Ganadaria Murteira Grave, de tão grandes tradições e que neste momento ocupa um dos lugares mais altos no panorama taurino mundial. Na segunda parte da sessão será prestada uma homenagem ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo pela passagem dos seus 80 anos de existência.